Santo André

Santo André em Traços e Cores

“De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.” Oscar Niemeyer

Na escala da vida humana, em 468 anos cabem mais de vinte gerações. 28 anos representam a juventude em seu apogeu. 6 anos é o final da primeira infância.


Santo André completou em 08 de abril o 468º aniversário de sua fundação (1553), sendo o décimo quarto povoado mais antigo do Brasil! Do patriarca português João Ramalho e sua esposa indígena Bartira, é como se a prole mestiça já estivesse há mais de vinte gerações povoando nossa Paulistarum Terra Mater, terra-mãe que acolheu e ainda acolhe migrantes e imigrantes, dando espaço e oportunidades a tantas famílias, culturas e empreendimentos.


Se 28 anos é, para o guerreiro da tribo, sinônimo de juventude e força, para um escritório de advocacia é sinal de tradição, solidez e idoneidade. Desde 1993 sediado na cidade, o BLSA não só presta serviços na área jurídica como também fomenta a cultura e a arte produzidas no município, ao criar um espaço expositivo virtual (BLSA Cultural) para apreciação de talentos das pessoas ditas “comuns”.


Por fim, 6 anos é a idade do pequeno curumim tatatataraneto do nosso fundador, mas também é a prova de resistência e persistência da arte, através do Grupo USk Santo André, que desenha desde 2015 o patrimônio material e imaterial da cidade.


Nesta singela mostra, nossos artistas-cidadãos declaram seu amor e apreço pela cidade-mãe – por nascimento ou adoção – que nos proporciona momentos de pura arte e poesia, ao transformar em traços e cores os detalhes urbanos que a tornam única.

Share by: